sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Educação Bancária X Educação Problematizadora

"Os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partes então, de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo, mas de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber traduzido de fora." (Libâneo)

Tendência: Educação Problematizadora
Papel do ProfNegritoessor: facilitador da aprendizagem; coordenar atividades propostas através do diálogo;mediar, provocar, desafiar e problematizar.
Papel do aluno: sujeito ativamente envolvido no ato do conhecimento; participa ativamente; pesquisa; reflete e interpreta esperiências.
Conteúdos escolares: temas significativos, conteúdos programáticos da educação.
Metodologia didática - Diálogo, construção coletiva do conhecimento, interação entreos sujeitos no processo do conhecimento.
Função da avaliação: acompanhar o processo de desenvolvimento do sujeito, diagnosticamendo e regulando as aprendizagens. Orientar intervenções pedagógicas.



0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.