terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA



"Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria educação ou a sua construção." ( FREIRE, 2004, p.47)

Acredito que a mediação pedagógica é a base para uma aprendizagem sadia, porém percebo que muitas vezes ela não acontece. Muitas escolas trabalham na linha da educação bancária, através da transmissão do conhecimento "apriori", permitindo que seus professores sejam "facilitadores" como exemplifica Rogers, não acreditando que o raciocínio possa acontecer e fornecendo respostas fortificando exemplos de "compaixão." Ao contrário disto em uma escola onde o currículo permanece aberto, favorecendo a multiculturalidade, teríamos a proposta de Paulo Freire, na realização de uma educação problematizadora. Nela a mediação pedagógica se faz presente, e o papel do professor é o de mediar a construção dos conhecimentos, investigando o sujeito e organizando os saberes que dele emergem. O professor transforma-se em um incentivador, motivador da aprendizagem, um facilitador que permite que seus alunos sejam sujeitos do processo, através das críticas, questionamento e debates, relacionados a suas vivências, portanto uma aprendizagem com significado.

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Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.