quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mosaico de Atitudes


Um mosaico de atitudes, esta foi a proposta que nossa turma recebeu ao participar da Ação Solidária realizada na Vila Bom Jesus, no templo da Igreja Metodista. E assim aconteceu, saímos de mala e cuia prontos para a batalha. É claro que isto é modo de falar, porém acredito que tenha sido uma batalha pessoal, diante das expectativas do que para muitos era novo, portanto desconhecido. Com o objetivo de proporcionar aquela comunidade um dia de novas experiências e confraternização, visando a promoção da auto-estima e ao mesmo tempo a inclusão dos alunos de pedagogia num contexto ainda não conhecido, foram muitas as oficinas estabelecidas, algumas irei citar:
Salão de beleza - De formar organizada o grupo que realizou esta oficina foi muito procurado, até porque sabemos que para elevar a auto-estima é necessário que o ser humano se ame, para transmitir amor aos outros. Pensando assim, e de uma forma alegre e descontraída foram atendidas muitas crianças, com a proposta de arrumar seus cabelos e pintar as unhas, e é claro que algumas educadoras aproveitaram o momento para falar de higiene pessoal. O grupo levou adereços para os cabelos, gel e esmaltes. A criançada fez a festa através do conceito estético do belo.
Contação de histórias - Era uma vez.... Quem não gosta de ouvir uma história? A educadora se vestiu da própria história através de um avental produzido com tnt. As crianças participaram das histórias ativamente, interagindo com a contadora o tempo todo. O lúdico se fez presente através de cada uma das atividades propostas nesta ação solidária.
Confecção de assoprão - Qual a criança que não gosta de um presente? Em sintonia com a oficina de contação de histórias a educadora Liane proporcionou as crianças a confecção de um brinquedo, o "assoprão". Poder levar algo produzido por elas mesmas foi muito importante, é como uma recordação do grupo e do trabalho desenvolvido.
Oficina de Trânsito - Quanto crescimento! Letícia e Marcela se desdobraram na oficina de trânsito. De forma descontraída, demonstrando que aquele ambiente já lhes era conhecido o lúdico de uma forma precisa foi construindo uma aprendizagem que valerá para sempre sobre as atitudes no trânsito.
Gincana, balões, brincadeira - Tudo de bom! Uma turma muito divertida cuidou com carinho desta parte. Foi especial, afinal como diz a música "brincadeira de criança, como é bom, como é bom...". E foi o que aconteceu, os sorrisos, as músicas, as brincadeiras, a alegria pairava no ar, porém como especialistas da educação tudo tinha um propósito, em tudo se construiu saberes e partilhou aprendizagens.
Oficina de Drogadição: Pensando em promover algo diferente e com o propósito de partilhar as necessidades da comunidade foi direcionada a pais e responsáveis, uma oficina de drogadição. Embora poucos tenham comparecido foi muito importante, pois o diálogo estabelecido e o interagir de todos motivou os momentos em que a conversa aconteceu. Houve momentos de escuta onde os participantes relataram problemas na comunidade e solicitaram outros momentos iguais a este.
Equipe do lanche - Pareciam um exército em ordem de batalha! Estavam organizadas e dispostas a servir a todos com alegria. Que Deus as abençoe!
Com certeza este dia ficará guardado para sempre nos corações entusiasmados das alunas (os) deste curso, afinal um mosaico de atitudes precisa estar sempre aberto, assim como um currículo, pronto para construir novos desafios e lançar-se rumo ao desconhecido, despido de todo pré-conceito e vestido de toda boa vontade.
Professoras presentes: Eunice Nonato - Disciplina - Prática Pedagógica Social
Antonieta Mariante - Didática e Mediação Pedagógica

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Sou estudante de pedagogia, casada, cursando o terceiro semestre, apaixonada pela educação e aprendiz permanente. Acredito que o ser humano está constantemente em construção através de suas relações e suas realizações.